VOCÊ CONHECE A RENTABILIDADE DE SEU CARDÁPIO?


DIAGNÓSTICO

Qual é a causa mais freqüente para tantos fracassos no negócio de restaurantes?

Estatísticas de instituições conceituadas como o Centro de Apoio à Média e Pequena Empresa, SEABRE, demonstram que de cada cem empresários que se iniciam no negócio de restaurantes, oitenta não conseguem completar o primeiro ano de operações. Você sabe porque? Pelo desconhecimento de alguns princípios de administração financeira básicos como custo, preço, lucro, tributos e análise da rentabilidade.

Em certa ocasião, o autor do software foi abordado pela proprietária de um restaurante. "Estou no negócio de restaurantes há mais de uma década -disse- e ainda não tenho certeza de estar ganhando ou perdendo dinheiro. Já vendi um carro e o apartamento da praia. Consegui-os com o restaurante e agora estou me desfazendo deles para mantê-lo funcionando. O senhor poderia fazer um diagnóstico do que está errado com meu restaurante?" - perguntou. O autor aceitou o desafio e foi assim que iniciou-se na carreira de consultor gastronômico com ênfase financeira.

CONSULTORIA GASTRONÔMICA

A consultoria de restaurantes empolgou o autor de tal maneira que acabou criando um software de administraço para o setor de serviços de alimentação.

Áreas de Consultoria

Para implantar o programa no seu restaurante, vocé terá que adquirir o software e firmar um contrato de suporte com a Cost Plan Consultoria, ora denominada a Consultora. O trabalho de pesquisa e levantamento das informações para a montagem do banco de dados estará a cargo da empresa ora denominada a Contratante. A pessoa encarregada de fornecer as informações deverá ter profundo conhecimento de todas as operações do restaurante, principalmente daquelas ligadas à cozinha e às compras. Ademais, a Contratante terá que designar um funcionário com conhecimentos básicos de informática, principalmente de planilhas eletrônicas. O esquema básico para a organização das informações e a implantação do sistema será executado pela Consultora. O monitoramento e a supervisão serão conduzidos pela Consultora à distâcia por e-mails.


A modo de ilustração, a montagem do banco de dados implicará na execução das seguintes tarefas:

Elaboração do cadastro de receitas;

Elaboração do cadastro de ingredientes;

Elaboração do cadastro de pesos e perdas;

Elaboração de fichas técnicas personalizadas;

Apuração de preços de vendas;

Análise da rentabilidade.

Perguntas mais freqüentes:

Como posso saber se estou ganhando ou perdendo dinheiro no meu restaurante?

Será que a carga tributária é a causa para o fracasso do meu restaurante?

Onde meu rendimento é melhor, nas aplicações financeiras ou no meu restaurante?


Copyright © 2001 Costplan Consultoria