VOCÊ CONHECE A RENTABILIDADE DE SEU CARDÁPIO?



RENTABILIDADE

Rentabilidade é a taxa de de juros, que transforma uma série de lucros líquidos correntes em valores atuais, cuja soma empata o investimento original em determinado período de tempo. Contanto que seu investimento seja compatível com sua expectativa de tempo de retorno e contanto que a taxa de juros seja maior que aquela que você podería obter em qualquer outra atividade, você pode confortavelmente afirmar que seu negócio é rentável.


CARDÁPIO


Cardápio é uma lista de pratos, cujo objetivo é gerar lucros através da satisfação do cliente. A excelência dos serviços prestados e a qualidade dos pratos servidos são sem dúvida nenhuma um objetivo muito importante, mas o objetivo mais importante de todos é alcançar o objetivo de lucro previsto através da satisfação do cliente.


Custos previstos ou históricos?

Você deveria aprender a calcular o custo, lucro e preço de venda de seu cardápio antes dos ingredientes entrarem na panela em vez de limitar-se a copiar o preço de seus concorrentes, pois pode por em risco a saúde de seu restaurante.


O MEU RESTAURANTE É RENTÁVEL?

Há duas coisas sobre as quais você deveria estar bem informado antes de tirar conclusões sobre se seu restaurante é ou não rentável:

  • O conhecimento da margem de lucro de cada prato que você vende.
  • A taxa interna de retorno (TIR) do seu restaurante como um todo.


A taxa interna de retorno (TIR) é o tipo de taxa de juro que permite que uma série de fluxos de lucros em valores atuais recupere o capital investido dentro de um período de tempo.


Se a TIR de seu restaurante for maior que o rendimento que você pode obter em qualquer outra atividade, por exemplo, em investimentos financeiros, então você deveria se sentir feliz, pois a rentabilidade de seu restaurnte é aceitável.

A propósito, a análise de rentabilidade é o último passo num processo que começa com o cálculo do custo e termina com o preço de venda.
A análise da rentabilidade sinaliza duas coisas:

  • que é o tempo certo para você decidir se sai ou permanece no negócio do restaurante;
  • que é o momento de fazer uma revisão em profundidade de suas operações.

Copyright © 2001 Costplan Consultoria